MADEIRA
shutterstock_94583587shutterstock_94583587shutterstock_99079643madeira yinshutterstock_127944311shutterstock_118590121

Dentre os cinco elementos, o único que tem vida é a Madeira. Aliás, as plantas são o alimento para toda a vida, pois são os únicos produtores das cadeias alimentares. A madeira gera vida, e vida é sentimento, acolhimento, amor.

As plantas e vegetais realizam a doação na sua forma mais completa, estabelecendo a vida sobre a Terra. Uma semente pode manter-se em estado latente por séculos e ainda assim germinar, reconstituindo todo um ecossistema, pois guarda em si aquilo que até hoje toda a ciência e a tecnologia não conseguiram substituir em toda a natureza: a geração da vida.

VIRTUDE: Benevolência

A virtude do elemento Madeira é a benevolência, pois tem dentro de si uma essência de amor e uma atitude generosa diante de todos os seres. É como se houvesse um sentimento de inconformidade diante do sofrimento alheio. A soma dessas características é aquilo que chamamos benevolência 

Características gerais

Coração grandioso
Trata-se de alguém com um coração imenso, onde pode caber o mundo inteiro, pois há nele um amor imensurável. A doação da pessoa de Madeira é uma doação de amor acima de tudo, de um coração que busca aplacar a dor do mundo, porque tem em si o sentimento do mundo.
Precisa de sabedoria
A  benevolência que não tem princípio de sabedoria pode desorientar e sufocar aquele que a recebe, de modo que não consegue se desenvolver. Assim é a benevolência tola, pois gera acomodação e dependência no coração de quem a recebe, causando um dano real que lhe impede a própria sobrevivência.
Vigor e iniciativa
 Assim como na primavera há o vigor de uma nova estação cheia de cores e alegria, as pessoas de madeira, quando manifestam o seu potencial, são capazes de estimular os outros devido ao seu próprio senso de iniciativa e vontade de ajudar a todos. 

Características específicas 


shutterstock_99079643

  • Grande árvore generosa

Madeira Yang  é árvore grande e generosa, de tronco reto, raízes firmes e galhos que podem abarcar ninhos, tocas, animais das mais variadas espécies. Ela doa sua sombra, alimenta com seus frutos e se esforça sempre para nutrir e estimular todos ao seu redor, pois tem no coração uma seiva de bondade que lhe fortalece para assumir toda essa responsabilidade.

  • Não consegue dizer não

A seiva é mole, assim como o seu coração que, muitas vezes, não consegue dizer não para ninguém, o que acaba lhe deixando cansada e prostrada, pois assume também aquilo que os outros deveriam assumir.

  • Potencial de liderança

Tem uma personalidade flexível e próxima dos outros. Por isso, as pessoas a aceitam e acreditam nela. Madeira Yang é como uma grande árvore que pode assumir grande responsabilidade. Em geral, pode ser líder, pois tem a flexibilidade e a necessária preocupação com os outros para servi-los e ser digna da confiança deles.

  • Valoriza a ética e pode parecer teimosa

Naturalmente,  atribui valor para aquilo que tem ética e moral, buscando realizar tudo que for relativo a isso. Não compactua daquilo que não tem ética e, muitas vezes, é vista pelos outros como uma pessoa teimosa demais em relação aos seus princípios. A personalidade básica da Madeira Yang é a de uma grande árvore que traz um grande amor inato, e que é capaz de compreender o coração das pessoas. Por isso, sua atitude é humilde, flexível e simples, não valoriza ostentação e não gosta de mentiras.

  • Pode chegar longe e realiza em silênciomadeira yin

Madeira Yin é planta pequena que cresce e se alastra como a grama; assim, é capaz de chegar longe! Por ser uma árvore de pequeno porte, não gosta de aparecer e prefere ter um papel coadjuvante a ter o papel principal. Mesmo assim, ela é capaz de elaborar, articular e planejar tudo para que outra pessoa brilhe em seu lugar. Pessoas assim não disputam posição e realizam as coisas em silêncio.

  • Não se abala e não desiste nas dificuldades

Devido à sua benevolência, a pequena grama é muito paciente e se deixa pisar e se curva diante da tempestade, mas persevera e nunca desiste, pois está sempre pronta a se desenvolver quando tiver nova oportunidade. Caso ela faça alguma coisa errada, apenas deixa de lado, mas nunca desiste enquanto não consegue fazer certo. Da mesma forma que a pessoa de Madeira Yang, a pessoa de Madeira Yin também tem um coração mole a ponto de acabar ferindo a si mesma. Assim, ela precisa concretizar seus planos um a um, para que possa ter sucesso.

  • Recebe cuidados dos outros

Por ser uma planta pequena, acaba sendo cuidada pelos outros, já que flores e plantas recebem cuidados que uma grande árvore como Madeira Yang não recebe. Ao contrário, a árvore é que cuida dos outros, pois serve de esteio e de escora para eles.

  • Flexível e resistente

Sua resistência se deve ao fato de ser mais flexível, pois não é uma árvore que tomba com o vento, já que está mais próxima da terra, tendo grande energia de vida e paciência para tolerar e cuidar. Entretanto, muitas vezes, cuida até demais, perdendo o seu próprio centro e a sua raiz. Mesmo assim, a perseverança da Madeira Yin faz com que sempre cresça e se desenvolva, projetando novas raízes e fazendo com que se fortaleça, pois aprende a desviar dos obstáculos.

CONHEÇA O SEU SISTEMA AD LUMEN E SAIBA COMO MANIFESTAR SUAS VIRTUDES NA SUA VIDA PESSOAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL.                Clique aqui para agendar um horário com consultor da Ad Lumen. Atendimento por skype ou presencial.

 

Leia também sobre os outros elementos:

Fogo               Terra               Metal            Água

Share Button