grupointernet1

A sede da Associação Ad Lumen de Filosofia Oriental localiza-se em Jundiaí-SP, desde 1997 sob a orientação de Sim Soon Hock, cingapuriano residente no Brasil e estudioso de Ética Interpessoal do Confucius and Mencius Institute  – Cingapura.

Agregando pessoas das mais variadas áreas e formações, a Ad Lumen tem como principal objetivo estimular o despertar da virtude no ser humano, através da educação de valores éticos para o relacionamento humano, independentemente de raça, credo ou cultura.

Tais valores como: justiça, amor, respeito, honestidade e sabedoria são unânimes nas diversas religiões, como também nas inúmeras linhas filosóficas comprometidas com a elevação da qualidade de vida no planeta com relação à ética.

Assim, ao longo de sua existência, a Ad Lumen vem promovendo seu grande objetivo de educação, através das mais diversas atividades, sempre tomando como base uma atitude de profundo respeito às diferenças e pluralidades existentes.

Nosso objetivo é estimular o despertar da virtude, através da educação de valores éticos para o relacionamento humano.

Um sistema para a educação ética

De fato, a busca e o desenvolvimento de uma ética sistematizada e sem fronteiras, como a que pretendemos, ainda predispõe necessariamente um pensamento, ou um conjunto de pensamentos ligados a um contexto histórico-cultural. Assim sendo, o desenvolvimento desta ética abrangente e universal pode oscilar desde a constatação de princípios que se perpetuam através dos tempos até regras e conceitos limitados por tempo e espaço, que permitam a adaptação e equilíbrio temporários do ser humano em relação à conjuntura histórica vivida por ele.

Logo, a educação ética que queremos propor não é absoluta e nem universal em sua totalidade, mas traz, em sua gama de conteúdos, tanto princípios axiomáticos e atemporais de virtude, quanto aspectos que permitam a adaptação desses princípios à prática, considerando o contexto histórico em que vivemos, na sociedade brasileira atual. Assim, propomos como método para a educação ética um processo de autoconhecimento e autoeducação através da ferramenta desenvolvida pela Ad Lumen com base na sabedoria milenar chinesa, o Sistema dos Cinco Elementos.

Share Button